BRECHAS PARA UM MUNDO NO AGORA
Apresentação do trabalho em português
Sinopse: O BANDO – grupo de estudos sobre improvisação em dança é um amontoado de pesquisadores, artistes, improvisadores e docentes brasileires que foram se aglutinando por ocasião do isolamento social, devido à crise sanitária instaurada pelo coronavírus, para compartilhar questões, práticas, entendimentos e delírios sobre improvisação em dança e a vida. Os encontros do Hub ocorrem semanalmente provocados pela investigação coletiva do mote “uma pergunta para perguntar com o corpo”. Tendo a improvisação como metodologia de pesquisa e processo artístico, compartilharão uma experiência mediada pela mídia digital que se constitui a partir das investigações individuais sobre a frase disparadora. Individualmente cada artista se ocupará de criar seus próprios experimentos e coletivamente editarão uma partitura final para ser compartilhada no evento, ao qual se seguirá uma conversa performativa sobre o processo de criação.
Coordenadora: Ana Carolina Mundim - Universidade Federal do Ceará
Integrantes: Giorrdani Gorki Queiroz de Souza (Kiran Gorki), Doutorando - PPGDança/UFBA
juliane Gonçalves Queiroz, Doutoranda em Educação (UECE), Graduanda em Dança Licenciatura (UFC)
Líria de Araújo Morais (Líria Morays), Docente Universidade Federal da Paraíba
Mariane Araujo Vieira, Mestrado – Universidade Federal de Uberlândia
Liana Gesteira Costa, Doutoranda em Dança pela UFBA
Bárbara Conceição Santos da Silva, Doutoranda/UNIRIO, Docente/ UFPB
Joubert de Albuquerque Arrais, Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri - IISCA/UFCA (Campus Juazeiro do Norte) e Professor Colaborador do PPGDança/UFBA
Conrado Vito Rodrigues Falbo
Mariana Pimentel
Alba Pedreira Vieira, Docente Curso de Dança Universidade Federal de Viçosa
Cibele Sastre, Docente Curso de Dança UFRGS
BRECHAS PARA UM MUNDO NO AGORA
Apresentação do trabalho em português
Sinopse: O BANDO – grupo de estudos sobre improvisação em dança é um amontoado de pesquisadores, artistes, improvisadores e docentes brasileires que foram se aglutinando por ocasião do isolamento social, devido à crise sanitária instaurada pelo coronavírus, para compartilhar questões, práticas, entendimentos e delírios sobre improvisação em dança e a vida. Os encontros do Hub ocorrem semanalmente provocados pela investigação coletiva do mote “uma pergunta para perguntar com o corpo”. Tendo a improvisação como metodologia de pesquisa e processo artístico, compartilharão uma experiência mediada pela mídia digital que se constitui a partir das investigações individuais sobre a frase disparadora. Individualmente cada artista se ocupará de criar seus próprios experimentos e coletivamente editarão uma partitura final para ser compartilhada no evento, ao qual se seguirá uma conversa performativa sobre o processo de criação.
Coordenadora: Ana Carolina Mundim - Universidade Federal do Ceará
Integrantes: Giorrdani Gorki Queiroz de Souza (Kiran Gorki), Doutorando - PPGDança/UFBA
juliane Gonçalves Queiroz, Doutoranda em Educação (UECE), Graduanda em Dança Licenciatura (UFC)
Líria de Araújo Morais (Líria Morays), Docente Universidade Federal da Paraíba
Mariane Araujo Vieira, Mestrado – Universidade Federal de Uberlândia
Liana Gesteira Costa, Doutoranda em Dança pela UFBA
Bárbara Conceição Santos da Silva, Doutoranda/UNIRIO, Docente/ UFPB
Joubert de Albuquerque Arrais, Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri - IISCA/UFCA (Campus Juazeiro do Norte) e Professor Colaborador do PPGDança/UFBA
Conrado Vito Rodrigues Falbo
Mariana Pimentel
Alba Pedreira Vieira, Docente Curso de Dança Universidade Federal de Viçosa
Cibele Sastre, Docente Curso de Dança UFRGS
PANELS
*Please, mind that all times were set on Brasília/São Paulo timezone
Not all panels will be translated to English.
MONDAY
13h30 – 15h10
PANEL I: https://meet.google.com/uph-kdkp-byq
“Entre fronteiras e saberes: A investigação de poéticas do corpo na relação entre a dança indiana e a Umbanda”
(Cassiana R. Santana)
“A Dança para Yansã: um portal entre saúde mental, teatro e ancestralidade”
(Pedro Sá Moraes)
“As Cosmontologias dos Saberes Ancestrais: poéticas xamânicas transculturais para a constituição do ator-terreiro”
(Valeri Carvalho)
“Quem sou eu em cena?! O centro como potência para o ator”
(Cleyton Alves)
13h30 – 15h10
PANEL II: https://meet.google.com/oyi-pudd-whg
“Takao Kusuno – Poeta do efêmero”
(Carolina P. Magalhães)
“A cena contemplativa no teatro contemporâneo japonês - algumas considerações sobre o trabalho de Toshiki O”ada"
(Fernanda Raquel)
“VISITAÇÃO: notas sobre silêncio, natureza e presença”
(Eduardo Colombo)
“O não-corpo e a imanência da dança pessoal na demonstração técnica “prisão para liberdade” de carlos simioni (lume teatro)”
(Vinicius Huggy)
13h30 – 15h10
PANEL III: https://meet.google.com/fkv-kawn-nob
“Aquistas – projeto em artes performativas desenvolvido num espaço termal.
Configurações do encontro entre performers e público-participante”
(Tiago Porteiro)
“O espectador como performer e as práticas contemplativas como preparação para performar”
(Vinicius D. Terra)
“Acoplamentos afetivos e deslocamento de signos: Reflexões a partir da obra Sobre a adorável sensação de sermos inúteis”
(Taciano A. Soares)
“Atenção! Como uma obra de arte pode nos ensinar a ver o mundo?”
(João P. Andrade)
15h30 – 17h10
PANEL IV: https://meet.google.com/zga-qzvs-ezg
“Intuição, criatividade e visualização no trabalho do artista da cena em formação”
(Claudia Mele)
“Yoga e a tríade: Movimento-Imagem-Memória: um percurso criativo para a cena”
(Bárbara A. Souza)
“O corpo é a casa, o templo e o palco: yoga, artes da cena e cuidado de si”
(Ludmila Rosa)
“O trabalho sobre si a partir das estruturas pré-definidas da dança clássica indiana”
(Karen C. Veloso)
15h30 – 17h10
PANEL V: https://meet.google.com/xef-ccwm-txc
“De Metamorfoses e Impermanências: Práticas de Autocuidado de um
corpo na Pandemia”
(Caio Picarelli)
“Movimento Autêntico (MA) – Ritual Contemporâneo em Forma_ação: uma trajetória senso perceptiva e gestual do Testemunho”
(Soraya Jorge)
“Laboratório em presença social: um tempo-espaço para ser em coletivo e cocriar a regeneração do tecido social”
(Daniela Ferraz)
“Entre macacos e corujas: a contemplação, o amálgama e a horizontalidade entre indivíduo humano e ecossistema”
(Fábio Pimenta)
15h30 – 17h10
PANEL VI: https://meet.google.com/ttd-rgwi-via
“Cardiofiograma:Performances em Linhas de Intensidades”
(Marcela M. Cavallini)
“A Bolha: Um Experimento Artístico no atual cenário da Covid-19 no Estado do Amazonas"
(Daniely P. dos Santos)
“Por um Diretor Testemunha”
(Eduardo Rosa)
WEDNESDAY
13h30 – 14h45
PAINEL VII: https://meet.google.com/uxx-jbhp-yfs
“Visitor of Charnel Grounds, the Artist as Sage”
(Diane Denis)
“In-Action: Contemplative Dance Performance as a Method for Deepening Both Attention and Action”
(Candice Salyers)
“Why is SEA - Sistemas de Entrenamiento Actoral (System Actor Training) a contemplative practice, and how can it enhance coexistence?”
(Ignacia Agüero)
14h45 – 16:00h
PAINEL VIII: https://meet.google.com/hta-shnu-kyc
“The Circadian Rhythms and Health in Performing Arts”
(Nicolás Nuñez)
“Towards a Transcultural Scenic Poetics”
(Domingo Adame and Claudia Cabrera)
“Afro Hemispheric Performance, Actions, and Ceremonies”
(Raul Moarquech Ferrera-Balanquet)
16h30 – 17h45
PAINEL IX: https://meet.google.com/hta-shnu-kyc
“Meditação Vipassana e Metodologia Angel Vianna como suporte para criação em dança”
(Jan Macedo Souza)
“O Sutra do Diamante, a Via Negativa e a Identidade o relativo e o absoluto”
(Andrea Copeliovitch)
“O treino do ator e a consciência discriminativa da prática budista”
(Ilana Gorban)
16h30 – 17h45
PAINEL X: https://meet.google.com/uie-csgx-vtq
“Apontamentos sobre a dimensão contemplativa das técnicas rituais de Jerzy Grotowski’
(Thiago Miguel Sabino)
“Anatóli Vassíliev e a mística ortodoxa: aspectos da espiritualidade na escola russa de formação do ator”
(Marcus Fritsch de Almeida)
“Vazio e artes performativas: entre conceito e experiência subjetiva”
(Marcus Vinicius Mazieri)
16h30 – 17h45
PAINEL XI: https://meet.google.com/wes-zwjp-spf
“D(e)AD: a morte como prática de atenção”
(Matteo Bonfitto)
“FUGA”
(Cibele Sastre e Patrícia B. Souza)
“A consciência plena e a pedagogia do ator: mindfulness e os atravessamentos no trabalho do ator”
(Maria Luiza Cavalcanti)
FRIDAY
16:00h
Panel: https://meet.google.com/qnm-ajoc-qwn
“El panal de abejas danzantes”
(Cristina Turdo)